Total de visualizações de página

sábado, 27 de julho de 2013

Hamster Sírio

O hamster sírio é uma das espécies domesticáveis mais comuns.
Dificilmente quebram seus ossos, já que têm muita cartilagem, a uma queda de 20 cm (equivalente a 8m para uma pessoa) não quebra nenhum osso, mas olhe lá em, não deixe seu hamster ficar caindo! São bem resistentes a temperaturas altas e baixas, a pelagem do fenótipo dominante(cor areia escura) deveria ser usado naturalmente como camuflagem, já que o habitat natural é o deserto da síria.Seu comprimento normal e de 15 cm. Estes animais podem viver em média de 2 a 2,5 anos.
Os hamsters Sírios são a espécie mais calma, por tanto é recomendada para donos de primeira viagem!

Reprodução:

O tempo de gestação é de 2 semanas a 15 dia, cada ninhada pode ter de quatro a dez filhotes! Depois do parto, a mãe come a própria placenta.Mas atenção apenas a partir de 5 meses é que os hamsters podem ter filhotes.

Comportamento:

As fêmeas costumam ser maiores e mais agressivas, grande parte de suas atividades começam a noite até o início da manhã, então é melhor deixar a gaiola do seu hamster fora do seu quarto, se não você não consegue dormir!

Banho:

TODOS os hamster não podem tomar banho com água, apenas um banho seco com pó de mármore.Dê uma olhada no meu texto Banho, lá tem as especificações de com dar banho no seu hamster.

Alimentação:

Os hamsters se alimentam de uma mistura especial de uma ração própria, você pode dar também legumes e frutas, mas cuidado, algumas podem fazer mal a ele, ai vai uma listinha de legumes e frutas que eles não podem comer:
Podem comer -Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ervilha, noz, amendoim, castanhas e passas.
Não podem comer -Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgados e fritos em geral.

Doenças:

Apesar de ser tipicamente fortes e saudáveis, algumas doenças são, mais comuns nos sírios:
Diarreia 

Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarreia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarreia mata em pouco tempo.
Resfriado

É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Procure um veterinário.
Hibenação:

Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos, por exemplo.
Sarna (perda de pêlo)

Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.
Crescimento excessivo dos dentes:

Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.
Obesidade: 

A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se ele estiver mais lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é o recomendável.
Em todo caso, nunca, jamais, medique seu hamster, leve o a um veterinário, ou se haver uma universidade de veterinária por perto, você pode leva lo la para ser tratado por residentes de veterinária,que no caso é mais barato.




quarta-feira, 24 de julho de 2013

Hamster Roborovski

São muito curiosos, porém  facilmente se assustam e se intimidam. São sociáveis e quando socializados desde pequenos dormem juntos em um só luga.Das espécies de hamsters, o Roborovski é o mais rápido, por isso não é recomendado para crianças muito novas.
Com um bom temperamento esses fofinhos raramente mordem.Mesmo adultos esses bichinhos podem ficar apenas do tamanho do polegar de um adulto, eles podem facilmente se espremerem entre as as barras da gaiola  de um hamster de tamanho comum, logo, necessitam de cuidados especiais no que inclui a sua moradia. Sempre pergunte aos vendedores de lojas de animais ou criadores qual a gaiola ideal para mantê-los, caso contrário ele pode sair pra dar uma voltinha!

Algumas pessoas confundem seus hamsters anões com o Roborovski, para você diferenciar essas espécias é só comparar: o hamster anão tem uma listra mais forte nas costas, já o Roboróvski é mais claro e amarelado nas costas.
Hamster Anão
Hamster Roboróvski

Mas não se esqueça, todo hamster tem um temperamento diferente, é nó saber lidar com ele e pronto, será um grande amigo!

Características:

 As características que distinguem os Roborovskis são a parte branca que eles têm no lugar onde seriam as sombrancelhas e a falta de listras no dorso  que geralmente se vê nos hamsters anões. E vivem em média até três anos e meio de idade.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Alimentação

Ração para hamster
Assim como nos, os hamsters devem ter uma dieta saudável e bem controlada.Na natureza eles eram omnívoros, ou seja, se alimentavam de comidas de origem animal e de origem vegetal.Já os hamsters domesticados se alimentam de misturas próprias, uma ração própria para hamsters e de frutas e legumes.
A mistura costuma ter milho, RETIRE O.Vive dentro do milho um inseto que faz mal ao hamster, ha alguns dias eu encontrei um desses na ração do haminho, e retirei todos os grãos de milho dele.
Você pode encontrar a ração e a mistura dele em bons pet shops.

Mistura para hamsters

Quantidades

Você pode colocar apenas um montinho de ração todos os dias, mas isso depende um pouco da espécie e do seu hamster, observe se só um montinho por dia é suficiente ou se ele fica meio atônito procurando mais comida, caso seja assim é só colocar um pouco mais.
Quanto as frutas e legumes, você deve dar um pedaço de um ou de outro um pouco menor que a sua unha, (não dê todo dia) independentemente de seu tamanho ou espécie do seu amiguinho.

O que não pode

Nunca se esqueça: seu hamster não é como você, então NUNCA dê a ele doces, pão, bolo,frutas cítricas, abacate, cereja, pêssego, ameixa, qualquer tipo de doce, fritura, alho, cebola, linguiça, salsicha. dê apenas o recomendado (ração, mistura e frutas ou legumes). Assim ele terá uma boa digestão e disposição, sem falar que você ficar dando essas coisas pra ele, as chances dele ficar doente e obeso aumentam  muito.
Ok? 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dentição

Os dentinhos dos hamsters crescem continuamente, uma vez que são roedores. Os hamsters também são uma das poucas espécies de animais já que nascem com dentes. Isso pode ser fascinante, mas também pode ser um problema.
Caso você não dê nada para seu hamster roer, seu dentes incisivos crescerão muito e perfurarão o céu da boca dele.
Veja os principais problemas causados por dentes muito grandes dos hamsters:

Para evitar esse tipo de problema, você dar algo para ele roer.Em algumas gaiolas ha um cubo de madeira para ele roer, ou você pode comprar um rodent, que é uma cenourinha dura com vitaminas que os hamster roem. Você nunca deve escovar os dentes do seu hamster, OK?
Espero ter ajudado em alguma coisa :)


domingo, 21 de julho de 2013

Banho

Oi, muitas pessoas não sabem ao certo como dar banho no seu hamster. A primeira coisa que você deve  saber é que em hipótese alguma você deve molhar seu hamster, pois ele tem uma pelagem muito densa e leva muito tempo para secar sendo assim propício a pegar gripes e morrer.
Outra coisa que você deve saber é que o pó em excesso faz muito mal, se for usa lo use só um pouco, não jogue o pó nele, ele mesmo agirá de a cordo com seus instintos, ele vai rolar e se esfregar um pouco e OK, o banho foi tomado.
Se você ainda tem dúvidas, ai vai um passo a passo pra limpar o seu bichinho :)

  1. Separe uma colher de sobremesa do pó;
  2. Pegue uma vasilha comprida e despeje o pó nela;
  3. Coloque seu hamster nela e deixe o resto com ele;
  4. Quando você perceber que seu hamster já acabou, retire o dela e jogue o resto do pó fora. 

    Atenção: Tenha um extremo cuidado com seu hamster, não deixe que ele coma, ou que o pó entre em seus olhos ou orelhas, caso isso aconteça tente limpar com cuidado, e caso não de certo e ele comece a passar mal, leve o ao veterinário.
Caso seu hamster esteja extremamente sujo (com manchas de terra ou poeira por exemplo), pegue uma toalha umedecida e passe nele e deixe o fora da gaiola até estar extremamente seco, caso contrário a umidade do pelo vai umedecer a forração impedindo o de se esquentar.

Muiiiito obrigada por ler o meu artigo!


Fotos do Haminho

Se eu fiz um blog chamado Loucos por Hamsters, é porque sou louca por eles e tenho um, certo?Bem, meu hamster chama Haminho, ele tem seis meses e é muito fofo, ai eu decide colocar algumas fotos dele aqui, espero que gostem pessoal :)




Características dos Hamsters


Oi pessoal, como não tem muitos textos no blog estou fazendo de tudo para postar vários textos de um dia para o outro.Bem, assim como nos os hamsters também possuem características próprias. Estão ai as  mais interessantes sobre a vida deles na natureza e junto  da gente!

Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais.
Os hamsters costumam viver dois anos sem acasalamento, mas alguns podem viver de três a quatro anos, dependendo da espécie.
Existem diversos tipos de hamster por todo o mundo, a grande maioria abita as regiões semi-desertas onde vivem em tocas.Essas tocas são formadas por tuneis e câmaras que eles usam para dormir e guardar alimento.
Os hamsters são animais noturnos que dormem de dia e se exercitam a noite, por isso não estranhe se seu hamster ficar agitado durante a noite e dormir bastante de dia.
Eles vêem muito mal mas tem uma excelente audição e um ótimo olfato.
Muitas espécies de hamster tem as bochechas dilatáveis, o que lhes permite armazenar alimento em suas bochechas e carregar forragem para outros lugares.
A palavra hamster tem origem da palavra alemã hamstern que significa acumular ou armazenar, uma referência a suas bochechas.
Os hamsters costumam morrer de pernas para o ar, ao contrário de outros roedores que costumam morrer deitados.
De acordo com pesquisas científicas o hamster é capas de imitar tudo o que vê até que seja na televisão ou qualquer outro animal de sua espécie, tornando o um animal inteligentíssimo! 

Algumas das principais especies de hamsters domesticados: 


Hamster Chinês
Hamster anão russo winter-with
Hamster anão russo Campbell
Hamster Sírio

Hamster Roborovski

sábado, 20 de julho de 2013

Donos de primeira viagem

     Se essa é a primeira vez que você tem um hamster, aqui vai uma lista de coisinhas que seu hamster precisa, independentemente de sua raça.

Gaiola:

Recomenda-se uma gaiola com pelo menos dois andares para ele ter espaço para correr e gastar energia.Dê preferência a gaiolas de grade para uma melhor ventilação para o hamster.

Bebedouro:

Não precisa nem falar por que ele é importante, né?O único cuidado que você deve ter é de trocar a água diariamente e lava-lo para evitar limo e bactérias, opte por um bebedouro que tenha uma "bolinha" no bico, o que evita o vazamento excessivo de água.

Comedouro:

Não é 100% necessário, mas é bom ter.O único cuidado necessário é limpa-lo quando for fazer a lavagem da gaiola e é claro, mante-lo abastecido.

Forração da gaiola:

Existem vários tipos de forração para a gaiola do hamster.Eu particularmente prefiro a serragem, ela aquecem e anti odor.Alem de que ela imita um pouco o seu habitat natural.

                                                    

Bola acrílica ou bola de exercícios:

É uma bola de acrílico, onde você coloca seu hamster dentro dela e ele vai andando, ou melhor, rodando!Ela é boa porque você pode deixa-lo andar pela casa sem se preocupar se ele vai sumir.Mas ATENÇÃO: só o deixe nela de 15 a 25 minutos por dia.

Rodinha e Túnel:

Servem para exercitar e entreter seu hamster, além de que o túnel imita seu habitat natural: suas tocas.

Alimentação:

O hamster se alimenta de coisas naturais, dê a ele a mistura para hamster, só lembre-se de tirar a semente do milho, que faz mal a ele.Você também deve dar a ele ração própria a ele.



Isso foi só um pouco sobre o necessário para os hamsters.Logo farei novos post!