Dificilmente quebram seus ossos, já que têm muita cartilagem, a uma queda de 20 cm (equivalente a 8m para uma pessoa) não quebra nenhum osso, mas olhe lá em, não deixe seu hamster ficar caindo! São bem resistentes a temperaturas altas e baixas, a pelagem do fenótipo dominante(cor areia escura) deveria ser usado naturalmente como camuflagem, já que o habitat natural é o deserto da síria.Seu comprimento normal e de 15 cm. Estes animais podem viver em média de 2 a 2,5 anos.
Os hamsters Sírios são a espécie mais calma, por tanto é recomendada para donos de primeira viagem!
Reprodução:
O tempo de gestação é de 2 semanas a 15 dia, cada ninhada pode ter de quatro a dez filhotes! Depois do parto, a mãe come a própria placenta.Mas atenção apenas a partir de 5 meses é que os hamsters podem ter filhotes.
Comportamento:
As fêmeas costumam ser maiores e mais agressivas, grande parte de suas atividades começam a noite até o início da manhã, então é melhor deixar a gaiola do seu hamster fora do seu quarto, se não você não consegue dormir!
Banho:
TODOS os hamster não podem tomar banho com água, apenas um banho seco com pó de mármore.Dê uma olhada no meu texto Banho, lá tem as especificações de com dar banho no seu hamster.
Alimentação:
Os hamsters se alimentam de uma mistura especial de uma ração própria, você pode dar também legumes e frutas, mas cuidado, algumas podem fazer mal a ele, ai vai uma listinha de legumes e frutas que eles não podem comer:
Podem comer -Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ervilha, noz, amendoim, castanhas e passas.
Não podem comer -Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgados e fritos em geral.
Doenças:
Apesar de ser tipicamente fortes e saudáveis, algumas doenças são, mais comuns nos sírios:
Diarreia
Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarreia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarreia mata em pouco tempo.
Resfriado
É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Procure um veterinário.
Hibenação:
Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos, por exemplo.
Sarna (perda de pêlo)
Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.
Crescimento excessivo dos dentes:
Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.
Obesidade:
A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se ele estiver mais lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é o recomendável.
Em todo caso, nunca, jamais, medique seu hamster, leve o a um veterinário, ou se haver uma universidade de veterinária por perto, você pode leva lo la para ser tratado por residentes de veterinária,que no caso é mais barato.